quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Contrarreforma

Olá pessoal do 7º ano C e D já vimos em sala o que foi a reforma católica e um pouco da contrarreforma. Vejam só que instrumentos os inquisidores usavam para "convidar" os fiéis a aceitar a fé da igreja.

Mesa de estiramento ou evisceração:
O individuo ficava deitado e tinha seus pés prendidos em dois anéis, seus braços eram colocados para trás e presos com uma corda ligada a uma alavanca, fazendo com que o corpo alongasse até trinta centímetros dando início ao estiramento, que deslocava os ombros, as articulações, seguido pelo desmembramento da coluna vertebral até o rompimento das articulações, 
músculos... Em alguns casos o condenado era eviscerado ainda vivo pelo torturador, que abria o estômago com uma lâmina com ganchos prendia as vísceras e, com uma roda puxava os ganchos fazendo com que os órgãos saíssem devagar, até que a morte. Alguns torturadores tinham a habilidade de retirar os órgãos não-vitais, fazendo com que o condenado permanecesse vivo por alguns dias depois de eviscerado. Enquanto o torturador realizava o feito, um sacerdote convidava a vítima a aceitar a fé da Igreja.

E ai o que acharam? Aterrorizante não?
(Professor: Kayro Almeida)

Nenhum comentário: